Texto Bíblico: Isaías 55:1 – 7 (“Todo o povo é convidado a procurar a salvação”)
INTRODUÇÃO: Falar sobre os vários convites que se recebe na vida e compará-los com o convite de Deus. Uma coisa interessante: encontramos o imperativo vinde ou outra forma do verbo vir, mais de 600 vezes na Bíblia. O nosso Deus é um Deus que se caracteriza pelo seu “vinde”! Ele está sempre dando oportunidade a cada pessoa, a você, para chegar-se a Ele. Hoje ele está lhe convidando para receber dele a salvação. Ele quer transformar sua vida, lhe dar um novo sentido ao seu viver. A decisão agora é sua. Deus oferece o seu maravilhoso convite a todos, sem distinção, porque todos estão numa triste condição espiritual, moral e social, por causa do pecado e, com certeza, este convite deve ser aceito por todos, inclusive por você, urgentemente.
“O MARAVILHOSO CONVITE DE DEUS”
1 – É oferecido a todos sem distinção (v. 1)
Deus chama a todos para a salvação. É seu desejo que todos se arrependam e sejam salvos. Deus não faz distinção de raça ou poder aquisitivo. Todos os pecadores perdidos são alvo do seu amor e Ele os convida a beberem da água da vida – JESUS – que é de graça e dura para a vida eterna. O amor e a salvação de Deus estão ao alcance de todos. Mas para que você alcance esta salvação,você precisa crer em Jesus como Salvador e Senhor.
2 Pedro 3:9 – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”.
João 6:40 – “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.
João 4:14 –“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d'água que salte para a vida eterna”.
2 – É feito por causa da triste condição humana (v. 2
Neste versículo, temos uma pergunta que nos faz refletir bastante sobre a triste situação em que a raça humana se encontra. Gastam o dinheiro em coisas desnecessárias, em coisas erradas que não satisfazem. A cada dia que passa vemos a raça humana se degradando, se destruindo mais e mais. Tudo isso acontece porque, desde a queda do homem, este vem se distanciando de Deus, e se enterrando cada vez mais no pecado. Vem, então o convite de Deus para comer do que é bom e saciar-se com a gordura. Isto significa que Deus nos convida para vivermos em obediência à sua Palavra. E esta obediência traz segurança, proteção, paz, prosperidade e felicidade. Deus não nos convida para sermos salvos, para termos a vida eterna por merecimento nosso, mas por causa do Seu amor e da Sua graça para conosco. Nós não merecemos a salvação de Deus, mas precisamos dela por causa da nossa triste condição.
Deuteronômio 28:1-14 – “E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás tu na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas,e os rebanhos das tuas ove-lhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres... O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra quer te der o Senhor teu Deus... O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos;... E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires”.
Efésios 2:8,9 – “Porque pela graça, sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
3 – Deve ser aceito com urgência (vv. 3,6,7) – Deus nos convida para irmos a ele para termos vida; para selarmos uma aliança perpétua. Deus promete a vida,mas somente para aqueles que se dispõem em seus corações olharem para o Senhor, ouvirem e obedecerem a Sua Palavra. Essa obediência inicia-se quando a pessoa vai a Deus através de Jesus, crendo nele, entregando a Ele a sua vida. No versículo 6 vem a ordem: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. O maravilhoso convite de Deus deve ser aceito com urgência, porque a pessoa que ainda não foi a Cristo corre o iminente perigo de, a qualquer momento, morrer sem salvação, perdido para sempre. E se você deixar para aceitar a Cristo depois, pode ser tarde demais porque Deus poderá não mais estar de braços abertos convidando você. Ele poderá não lhe dar mais esta oportunidade. A Bíblia diz que Jesus voltará em breve para buscar aqueles que são dele; aqueles que, em vida, se entregaram a Ele. Por isso, não se deve correr riscos. “Amanhã pode ser muito tarde”, diz o hino. Buscar a Deus, deixar os maus caminhos, o apego às riquezas e às tradições religiosas, e voltar-se para Cristo que terá compaixão e perdoará,dando a você a salvação, a vida eterna.
CONCLUSÃO: Deus está aqui, perto de você, pronto para lhe dar a salvação. Diariamente, a cada minuto Ele lhe convida para aceitar a sua salvação. Deus já fez a parte dele, que foi enviar Jesus para salvar todo aquele que nele crer; todo aquele que for a Ele. O maravilhoso convite de Deus é oferecido a todos sem distinção, é feito por causa da triste condição humana e deve ser aceito com urgência. Você quer aceitar o maravilhoso convite de Deus?
AMÉM!!!
Profª Shirley Baptista de Souza
Educadora Religiosa / Missionária
Nenhum comentário:
Postar um comentário